domingo, 8 de julho de 2012

Mais uma tarde no Salto

Hoje foi dia de escalada, num dos locais onde mais gosto de escalar, que é a Sr. do Salto.

Hoje foi dia de fazer aquecimento na via "Sonho interrompido", e estranhamente saca-la logo à primeira tentativa :D
Comecei o dia logo em grande a sacar o meu 2º 6b, mas depois fui apanhar uma tareia da velha, para a "Défice orçamental", e que tareia!!!

Mas bem proveitoso que foi a tarde!
croquis das vias

Como chegar do ponto A ao B?

Pois é...
Começou aqui o primeiro problema. Qual o ponto A e o B? Para já o B é o cabo de sagres, e o ponto A está definido como Caminha. Assim sendo, farei a Costa Atlântica por completo.

Com os pontos definidos, é necessário tratar de arranjar um método de os ligar.
Sendo que será um esforço bem grande para mim, defini logo que ir o mais junto à costa possível, me pouparia de grandes desníveis e as dificuldades acrescidas (embora torne o percurso bem mais maçador).
Outra vantagem, será também de não ir por estradas muito movimentadas (assim o espero). Claro está que estamos a falar de fazer esta viagem em Agosto e veraneanos não deverão faltar, mas... mantenho a esperança de ter a estrada para mim :)

Para já, está mais ou menos definido, o percurso de Caminha até Lisboa. Grande ajuda foi o Blog NézClinas a Pedais e outros que tais, de onde me baseei para criar o percurso, sendo que o irei seguir quase na totalidade. Variações que estou a pensar são de Caminha até A-ver-o-mar, para seguir mesmo a linha de costa. Visto não ser extra longe de minha casa, penso fazer um treino por lá, de modo a arranjar um percurso alternativo, mas a outra hipótese é seguir a variação deste site

Programei as etapas com sensivelmente 60km (o que dará cerca de 10 dias até Lisboa). As paragens estão programadas da seguinte maneira:
Vila do Conde
Espinho
Aveiro
Praia de Quiaios (Figueira da Foz)
Pedrogão
São Martinho do Porto
Peniche
São Lourenço ou Ribamar (Entre Torres Vedras e Mafra
Cascais
Lisboa

E o trajecto do blog é este:



Canyon Rio Teixeira

Como uma boa caminhada sabe sempre bem, aproveitei o convite, e fui lá fazer mais uma descidinha de um rio.

No dia anterior tinha-se pensado no rio Teixeira, e dito e feito. Saímos de manhã do Porto, e lá fomos nós.
Quanto mais nos aproximávamos do local, mais nos questionávamos que estávamos para ali a fazer... Tempo mesmo mau, com chuva e nevoeiro cerradissimo. Estava instalada a dúvida se nos iríamos manter no programa inicial ou alterar os programas.

Chegando ao local, lá nos apercebemos que seria tranquilo (já tinha parado de chover e o tempo estava a abrir), e começa a equipar.

Tudo pronto e lá fomos nós rio abaixo aproveitar as belas paisagens que tem para oferecer! Belo local, sem sombra de dúvida, com mata bem cerrada, carvalhos e pinheiros em grande quantidade!! Mesmo muito bonito e sem grande dificuldade técnica.

Além do geocaching, ainda deu tempo para um bocado de PsicoBloc, que com a água dentro dos fatos, e a bela aderência das sapatilhas foi uma proeza bem lixada :)

Resultado: Dia muito bem passado em boa companhia :)



Quando arranjar fotos colocarei por aqui

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Volta pela costa: O inicio

Pois é,
 Estando aí a chegar o verão, e sem ter um bom plano para as férias, houve uma ideia que começou a ganhar "corpo": Percorrer a costa Portuguesa de bicicleta.

Aconteceu, porque uma pessoa que me é muito especial, resolveu celebrar o seu aniversário no Algarve (e sendo eu do Porto), seria uma bela desculpa para fazer a tal voltinha.
Comecei nessa noite a pensar como fazer, e nessa noite tudo parecia um mar de rosas :)

Fui-me deitar com uma bela ideia, e cada vez mais, tenho pensado muito seriamente na ideia.
Claro está, o mar de rosas acabou e começaram a surgir os problemas, mas como engenheiro que sou, tento dissecar problema a problema, e tentar solucionar da melhor maneira possível cada um deles!
Cada vez mais me parece, que será uma batalha épica, mas espero ultrapassa-la mesmo em grande.

Ver vamos o que está pela frente!

Apresentação do Blog

Bem vindo.

Este blog terá como objectivo partilhar, o que achar por bem partilhar, acerca das minhas actividades.
Geralmente essas actividades têm algo a ver com a natureza.

Espero que gostem